Célio Amaral
Histórico Profissional

celio_amaralTudo começou em 1967, quando ingressei na Escola Superior de Educação Física e Desportos do Paraná e me apaixonei pela natação. Embora também sido aprovado na faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, naquele ano, como os dois cursos eram no período da manhã, optei pelo curso de Educação Física. Acabei me formando nos dois. Primeiro em Educação Física em 1970 e depois em Direito em 1972, pois abriu uma única turma (de 1968 à 1972) no período noturno. Sempre digo que cursei Educação Física “direito” e o curso de Direito por esporte visto que nunca exerci a profissão.

Para começar a trabalhar com natação de bebês que é o que interessa, tive que me preparar com o que havia na época (quase nada). Algumas notícias que em alguns países já existiam trabalhos com os pequeninos na água e pesquisas que objetivavam verificar os benefícios que a atividade traria aos recém nascidos. Vale destacar os trabalhos e experiências desenvolvidas por Mirtle Mcgraw (1939) Lieselot Diem (1967) Virginia Hunt Newman, Jacques Valet (1979), Claire Timmersmans entre outros.

Em 1976 e em 1978 junto com professores de todo Brasil, representados pelos estados, fizemos cursos patrocinados pelo MEC, em Salvador e Vitória, com os professores Klaus Daniel (diretor do Schwimmen Zentrum) e Kurt Wilkie (vice reitor) da DSHK (Deustchsporthochschuleköln), de Colônia Alemanha onde soubemos do trabalho com bebês lá desenvolvido pela professora Lieselot Diem. Depois tive a oportunidade de ficar 24 dias na DSHK (em 1984) na Alemanha e verificar “in loco” o trabalho que lá realizavam e visitar a profª Diem em sua casa.

Comecei trabalhando com crianças a partir de 6 anos no Clube do Golfinho, com nadadores maiores na Escola Técnica e coordenando a maior colônia de férias da época (janeiro 1971) do Colégio Estadual do Paraná, que também tinha natação

Em agosto de 1979 dei início ao trabalho da Escola de Natação Amaral com uma piscina onde as crianças eram de 5 anos em diante. Na primeira aula percebi a necessidade de fazer uma piscina mais adequada e 3 meses depois começou a funcionar. Portanto em novembro de 1979 já tínhamos a segunda piscina, com degraus, rampa, corrimão, tudo adaptado para trabalhar com crianças de 4 a 6 anos. No ano seguinte começamos o trabalho com bebês em uma terceira piscina ainda mais especial, com degraus, platô, rampa, corrimão e uma área mais funda onde os pais e os professores podiam se movimentar com mais conforto.

Na época fui buscar mais subsídios, visitando as escolas do Mauri Fonseca e do prof. Alceu Vaz (Nadebem) em Porto Alegre, do prof. Élio Becker em Novo Hamburgo, de Salvador Filizete e Mori (Mori Jr) em São Paulo, tudo em 1979. Fiz também no mesmo ano um curso com Airton Leite que é do Rio de Janeiro mas que foi realizado em Porto Alegre e organizado pelo Prof. Alceu Vaz. Continuei comprando tudo que encontrava de livros, lendo artigos, participando de cursos e fazendo viagens pontuais a centros de natação até desenvolvermos uma metodologia própria que até hoje é enriquecida com a contribuição de todos os professores que atuam nesta piscina.

A Escola de Natação Amaral trabalha com bebês desde outubro de 1980 e acreditamos que realizamos um trabalho importantíssimo para o desenvolvimento integral e harmonioso de nossas crianças.

Contamos hoje com 7 piscinas que desenvolvem trabalhos específicos para cada atividade e faixa etária.

Trabalhei ainda como professor universitário na disciplina de natação na antiga Escola de Educação Física e Desportos do Paraná (1971 à 1976) que depois foi incorporada pela Universidade Federal do Paraná, onde fiquei até 1991 (1976 à 1991). Fui ainda o primeiro professor da disciplina de natação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1980.

Ser um dos acadêmicos muito me honra e gostaria de ser mais útil nesta missão.

© Copyright 2009-2013 ABPNI - Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil. Todos os direitos reservados.