William Urizzi de Lima
Histórico Profissional

william_urizziPertenço a uma família de seis irmãos, duas mulheres e quatro homens; uma mãe maravilhosa e um pai professor, diretor de colégio público estadual e cirurgião dentista, numa época, anos 50 e 60 no século passado, quando os professores eram bem mais valorizados que na época atual. Para o orgulho da minha família, um colégio estadual situado no bairro Cesar de Souza em Mogi das Cruzes leva o nome do meu pai – Colégio Estadual Prof. Dr. Rubens Mercadante de Lima.

Devido a uma asma que perseguia meu irmão mais velho Rubens, os meus pais matricularam todos os filhos nas aulas de natação do Clube Náutico Mogiano na cidade de Mogi das Cruzes a 50 quilômetros de São Paulo. Após dois anos a asma do Rubens não existia mais e continuamos a treinar no clube. Nunca fui um grande nadador, porem, fui um grande observador e que muito me auxiliou como professor e técnico de natação. Gostava de nadar o peito e a melhor colocação foi um terceiro lugar no Torneio de Novos da Federação Paulista de Natação, atualmente Federação Aquática Paulista. Após alguns anos em 1971 fui terceiro colocado na prova dos 1.500 metros nado livre no Campeonato Brasileiro Universitário realizado em Porto Alegre – Rio Grande do Sul.

Nos anos 60 os clubes do Rio de Janeiro liderados pelos técnicos de natação, dentre eles, Roberto de Carvalho Pavel, Denir de Freitas e Romulo Arantes, criaram um sistema organizado de aulas de natação denominado de: “Aprenda a nadar em 30 dias”, baseado em dois objetivos, melhorar os salários dos técnicos e aumentar a quantidade de nadadores nas equipes competitivas. Como resultado desta sistematização os objetivos foram alcançados e a natação carioca conseguiu vencer os principais campeonatos durante décadas, assim como a melhora dos salários. Com a transferência da arrecadação dos técnicos para os clubes, alguns anos após a criação do sistema, os técnicos cariocas tiveram os seus salários defasados. Muitos clubes copiaram a sistematização da aprendizagem da natação, principalmente os do interior do estado de São Paulo, aumentando consideravelmente a quantidade dos nadadores. O principal problema na época era os técnicos conseguirem professores para trabalhar, devido as poucas faculdades de educação física, na época USP de São Paulo e a Federal de São Carlos, onde os formandos preferiam ministrar aulas na rede pública. A alternativa dos técnicos foi a utilização dos seus próprios nadadores para ministrarem as aulas e eu fiz parte deste processo.

 

 

Em 1967, com 16 anos de idade e treinando natação fui convidado para ministrar aulas de natação no Clube Náutico Mogiano. Cheguei em casa numa quarta-feira a noite e fui logo comentando com o meu pai da novidade, por dentro meu pai deve ter dado muita risada, porem como meu pai era sábio, me aconselhou, desde a primeira aula, a motivar os meus alunos, e este conselho eu pratico até hoje.

Em 1971 entrei na FEFIS, Faculdade de Educação Física de Santos, a primeira Faculdade de Educação Física particular do Brasil onde tive o prazer de me formar em 1973 na mesma turma que o Pelé – Edson Arantes do Nascimento – e o Emerson Leão, ambos, jogadores de futebol, campeões da Copa do Mundo de 1.970.No primeiro semestre viajava diariamente de Mogi das Cruzes para Santos, quatro horas ida e volta; no segundo semestre morei em Santos e ministrava aulas de ginástica na praia auxiliando os meus estudos. Em dezembro de 1971 fui contratado por três meses para ministrar aulas de natação em São Paulo no Clube Atlético Juventus. Antes de finalizar o contrato fui convidado como técnico de natação, substituindo o Prof. Gabino Alarcon que acumulava os cargos de técnico de Saltos Ornamentais e o de Natação. Conclui o curso técnico de natação em 1973 o que equivale nos dias de hoje a pós-graduação Latu-Sensu. Quando finalizei o curso de Educação Física entrei na Faculdade de Psicologia da Universidade Metodista localizada em Rudge Ramos, São Bernardo do Campo, fato esse que muito me auxiliou na base da pedagogia da natação e nos treinos.

Em 1974 com a melhora dos nadadores do Juventus fui sondado por alguns clubes, dentre eles o Esporte Clube Pinheiros. Lembro que no início do trabalho no Juventus em 1972 a equipe se constituía de 20 nadadores nas várias categorias e quando sai em março de 2014 eram aproximadamente 100 nadadores demonstrando claramente deste o início a tendência de treinar clubes com equipes completas e não ser técnico de apenas um atleta.

No início dos anos 70 com a massificação da natação de São Paulo surgiu a ATENESP – Associação de Técnicos de Natação do Estado de São Paulo – uma adaptação da ASCA – American Swiming Coach Association Associação Americana de Técnicos de Natação – a qual fui membro vários anos sob a presidência do Prof. David Camargo.

No dia 19 de março de 1974 iniciei no Esporte Clube Pinheiros fui, a convite do técnico Ilson Pinto Asturiano, como professor das turmas de aperfeiçoamento e técnico das equipes mirim, petiz e infantil. Como cursava psicologia pela manhã, trabalhava somente no período da tarde e no próximo ano assumi as equipes nos períodos da manhã e tarde. Neste primeiro ano de Pinheiros ocorreu um fato importante, dois atletas, recém saído do curso de aperfeiçoamento, Gladis Anchieta e Luiz Francisco Carvalho 8 meses após o início sagraram-se campeões brasileiros e como consequência foram convocados para a seleção brasileira infanto-juvenil para o Campeonato Sul-americano realizado em Arica – Chile em 1975. Sagraram-se campeões sul-americanos.

Permaneci no Clube Pinheiros de 1974 a 1984, tendo o prazer de treinar vários atletas campeões no esporte e na vida, obtendo a graduação em Psicologia em 1979. Foram muitas emoções auxiliando o técnico Asturiano a vencer o Troféu Brasil em Belo Horizonte e depois como técnico principal vencer o Troféu Brasil em São Paulo e algumas edições do Troféu José Finkel. Em 1983 inauguramos a piscina de 50 metros coberta do Pinheiros – um grande sonho.

Com a inauguração da piscina olímpica em 1983 reuni os nadadores em janeiro de 1984 e estabeleci a meta de vencermos o Troféu José Finkel, brasileiro absoluto de inverno, pela primeira vez no Pinheiros. No primeiro dia de treino da temporada anotei os dias que faltavam para o evento e escrevi “ faltam 148 dias para nos tornarmos campeões brasileiros” e a cada dia diminuía o placar.

Após divergências filosóficas com a diretoria fui dispensado do Pinheiros em maio de 1984 com 9 atletas disputando o sul-americano no Rio de Janeiro e um atleta convocado para a Olimpíada de Los Angeles – USA.,

Durante esses anos fui técnico da seleção brasileira infantil juvenil e Juniores nos sul-americanos em Lima, Peru – 1977; São Paulo – Brasil – 1979 e Medelin – Colombia, 1981 e nas seleções brasileiras absolutas nos sul-americanos de Buenos Ayres – 1980 e em La Paz – Bolivia – 1982 e Copas Latinas – Madrid – Espanha – 1980 e Lisboa – Portugal – 1982.

Neste período do Clube Pinheiros também ministrei aulas no curso de especialização em Natação das Faculdades Integradas de Guarulhos e por iniciativa do obstetra Dr. Maudy Anchieta iniciei as aulas de natação para gestantes. Outro fato importante nesta época foi a convivência com o Prof. Salvador Felizete quando nós estudávamos o construtivismo de Jean Piaget para aplicarmos nas aulas de natação.

Voltar a ministrar aulas de natação em junho de 1984 na Polé Natação – zona sul da cidade de São Paulo – foi um grande desafio, assim como ser um dos técnicos da equipe de natação do Clube de Regatas Vasco da Gama do Rio de Janeiro. Continuei residindo em São Paulo e treinando 05 nadadores.

Em fevereiro de 1985 assumi a equipe de natação do Clube Athlético Paulistano e após quatro anos, em 1988 fomos Campeões estaduais nas categorias juvenil e juniores.

Em março de 1988 realizei um grande sonho, o de ser proprietário de uma Escola de Natação – Dolphins – uma união entre eu, Cesar Lourenço (mineiro) e Adolfo de Luca.

Devido a um corte de militantes e uma ótima proposta do Clube Paineiras do Morumby sai do Paulistano e fui para o Clube Paineiras do Morumby, iniciando em fevereiro de 1989. O trabalho foi muito interessante, porem o curto tempo de trabalho, até fevereiro de 1991, foi pouco para mostrar o potencial do time, mesmo assim estávamos entre os seis melhores clubes do Brasil nas categorias juvenil, juniores e absoluto.

Durante a minha estada Clube Paineiras do Morumby fui convidado a ministrar aulas no curso de Educação Física das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU. Fui técnico da seleção brasileira absoluta na Copa Latina em La Paz – baixa California – México em 1990

Retornei ao Paulistano em março de 1991 onde permaneci até 1993 com uma equipe menor, mas com grandes objetivos. Neste período tive o prazer de ser o técnico principal dos Jogos Pan-americanos de Havana – Cuba – 1991 e em março de 1994 assumi a equipe do Sport Club Corinhians Paulista. Iniciamos com dois nadadores federados e no final de 1996 com 190 nadadores, conquistando o titulo de Campeão Brasileiro de Inverno nas categorias Juvenil e Senior, quebrando um jejum de 26 anos sem a conquista de títulos brasileiros.

No final de 1996 com uma equipe de base muito bem formada lancei um desafio para o time e para a Diretoria do Corinthians, ser campeão no Troféu Brasil de São Paulo em 1988, porem a problemas administrativos e filosóficos o clube não aceitou e acabei saindo do clube, contente pelo trabalho realizado mas triste em saber que poderíamos vencer e o clube não acreditou.

Em fevereiro de 1997 assumi a equipe do SERC – Santa Maria de São Caetano e 6 meses depois conquistamos o titulo de Campeão nos Jogos Regionais vencendo a imbatível equipe da Cidade de Santos e obtendo a terceira colocação no feminino. Apesar do bom trabalho e com a inauguração de uma excelente piscina de 25 metros, coberta e aquecida, no Parque Chico Mendes, fui dispensado ao final de 1997.

Em janeiro de 1998 assumi a equipe da Associação Esportiva São José onde fomos campeões na categoria feminina dos Jogos Regionais e Abertos do Estado de São Paulo.

Em janeiro de 1999 fui convidado a fazer parte do Polo de São Paulo do Clube de Regatas Vasco da Gama, infelizmente meu último trabalho como técnico de natação, finalizado em dezembro de 2001 . Foi uma ótima experiência, onde tive a oportunidade de participar de várias edições da Copa do Mundo de Natação, Berlim, Estocolmo, Paris, College Station USA e Edmonton , Canadá e dos Jogos Pan-americanos de Winnipeg Canadá, além da conquista de Campeonatos estaduais e brasileiros, juvenil, juniores, sênior e absoluto.

O tempo dedicado a natação competitiva foi transferido para outras áreas como a escola de natação, aulas na graduação e pós-graduação da FMU, Gama Filho e posteriormente Estácio. Assumi em 1994 a coordenação do curso de pós-graduação de Natação e Atividades Aquáticas na FMU de São Paulo e em 2001 na Gama Filho e em 2012 na Estácio, ambas com sede no Rio de Janeiro. Em 2000 foi constituída a empresa WA – Eventos e Promoções Esportivas Ltda, tendo como sócio o professor Alberto Bernardo Klar, companheiro em várias seleções brasileiras e nas aulas da FMU.

Em 2001 fui convidado pelo nadador olímpico Gustavo Borges a editar um vídeo sobre a técnica do nado crawl. Em 2002 a elaborar a pedagogia da natação formativa da sua Escola de Natação em Curitiba junto com as professoras Katia e Silvia, o mesmo acontecendo com a unidade de São Paulo e de criar com o Gustavo e colaboradores a MGB – Metodologia de Natação Gustavo Borges.

Entre 2009 e 2015 fui conselheiro do GREF 4 – Conselho Regional de Educação Física.

Em 2013 fui convidado a ser membro da Academia Brasileira de Profissionais da Natação Infantil.

Atualmente, janeiro de 2016, realizo as seguintes atividades:

  • Professor de Graduação e Pós-graduação ds Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU – SP;
  • Professor de Pós-graduação da Universidade Estácio de Sá – RJ;
  • Supervisor pedagógico da MGB – Metodologia Gustavo Borges de Natação;
  • Proprietário da Dolphins Academia de Natação e Fitness – SP;
  • Proprietário da WA – Eventos e Promoções Esportivas;
  • Comentarista de Natação da ESPN Brasil.
  • Coordenador de Natação dos cursos da Fitness Brasil – SP
  • Palestrante convidado nos Congressos JOPEF – FIEP – ENAF – INATI
  • Membro da ABNI – Academia Brasileira de Profissionais da Natação Infantil.
© Copyright 2009-2013 ABPNI - Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil. Todos os direitos reservados.