Sandra Rossi Madormo
Histórico Profissional

Sandra Madormo

Minha história com a natação infantil

Sou Sandra Rossi Madormo, professora de natação, diretora técnica da Academia Via Esporte e do INATI (Instituto de Natação Infantil). Sou graduada em Educação Física e Pós Graduada em Psicomotricidade.

Comecei a nadar, em 1974, com 8 anos de idade, a convite do professor e técnico José Paulo Scatena, nas aulas regulares de natação da educação física no Sesi.

Fiz parte também, da equipe de natação do Centro Olímpico do Ibirapuera, São Paulo, do programa Adote um Atleta, dos 13 aos 15 anos de idade.

Em 1981, com 15 anos, a equipe de natação do Sesi, onde eu treinava, encerrou suas atividades. O professor José Maria Fontanelli me proporcionou a oportunidade de ser sua auxiliar nas aulas de natação para bebês e crianças na escola de natação Fit Center Morumbi, onde a época, ele atuava como Coordenador Técnico.

Considero que tenho três padrinhos nesta jornada da natação. O Prof° Scatena, que me colocou no mundo da natação, O prof° Fontanelli que me deu a oportunidade de ensinar, e a Profª Cacilda que me apresentou a Psicomotricidade. Tenho profunda gratidão pelos três profissionais.

Em 1984, tive certeza que a minha vocação era ensinar a nadar, por isso entrei para a Faculdade de Educação Física.

Em 1991, tive a oportunidade de conhecer, em um evento de natação para bebês, a Cacilda Velasco (pedagoga e psicomotricista), que me indicou para fazer a pós graduação em Psicomotricidade no ISPE-GAE.

Aceitei o desafio e iniciei a o curso em janeiro de 1992, ainda no mesmo ano, trabalhei na escola de natação Flechinha com a Cacilda, para compreender melhor na prática, o que significava trabalhar aplicando a psicomotricidade na natação.

Em 1993 entreguei minha monografia “Aspectos preventivos da psicomotricidade na natação” e a partir daí, com os conhecimentos adquiridos na psicomotricidade sobre prevenção e sobre a importância do prazer no processo da aprendizagem, continuei aperfeiçoando meu trabalho.

Neste mesmo ano de 1993, surgiu mais um desafio em minha vida, aplicar todo o conhecimento adquirido e realizar um trabalho diferenciado, para oferecer uma natação que visasse não somente os nados, mas o prazer de nadar, indo em direção oposta ao que era praticado pela esmagadora maioria de escolas de natação, academias e clubes, a natação tradicional, mecanicita ou tecnicista. Para isso foi necessário convencer meu novo diretor na academia Sul Sports Center, Clovis Firmo, a quem agradeço por ter confiado na minha proposta.

Neste desafio o brincar era o fator preponderante, mas não somente o brincar pelo brincar, e sim, um brincar fundamentado, que pedagogicamente estaria associado com a aprendizagem dos nados, e também, com o desenvolvimento infantil. E ainda, caso fosse detectado algum tipo de alteração no desenvolvimento da criança: físico, emocional ou cognitivo, enviaríamos a criança ao profissional especializado e, em conjunto com ele, realizaríamos o estímulo adequado nas aulas.

Como parte do desafio era necessário convencer os pais que através das brincadeiras com o corpo, com o outro e com os materiais pedagógicos e brinquedos, as aulas se tornariam efetivamente mais interessantes e produtivas para as crianças.

O resultado final, para nossa felicidade, foi a adesão e reconhecimento dos pais pela efetividade do trabalho. Para as crianças, é desnecessário dizer, que o resultado foi de alegria total e, o mais importante, elas passaram a nadar com mais prazer e por mais tempo em suas vidas, tendo a natação como uma forma de sobrevivência, esporte e saúde.

Em 1994 iniciei a minha própria academia, primeiro arrendada e depois, em 2001, já como Via Esporte, em local próprio, me dando a oportunidade de atuar de uma forma ainda mais abrangente.

Desde 2000 ministro aulas nos cursos de pós-graduação em Atividades Aquáticas da Gama Filho e da FMU, convidada pelos Professores Alberto Klar e William Urizzi. Também tenho o prazer de ministrar aulas na pós graduação do  ISPE-GAE-OIPR, onde me formei.

Em certo momento da minha carreira percebi que poderia contribuir de uma forma mais abrangente para a formação de novos profissionais e no aprimoramento de outros. Em 2008 coloquei em prática, junto com o Rafaele, meu marido e sócio, um sonho antigo; a criação do Congresso Brasileiro de Natação Infantil e posteriormente o INATI – Instituto de Natação Infantil.

Procuro divulgar a natação infantil, nos moldes em que acredito, pelo Brasil e pelo mundo. Desde a década de 1990 comecei a participar dos congressos mundiais de natação infantil (WABC Network) e também de conferências da USSSA (United States Swim School Association) como congressista e, a partir de 2008, como palestrante. Já tive a oportunidade de falar na Grécia, Estados Unidos e Inglaterra, levando um pouco do trabalho que desenvolvemos no Brasil.

A minha vida é norteada pela natação, responsável pela minha formação pessoal e profissional, por isso trabalho com muito afinco para retribuir um pouco do que recebi.

“Aprender a nadar; uma relação que deve ser construída de forma prazerosa e feliz. Isso depende do profissional que irá ensinar!”    Sandra Rossi Madormo

© Copyright 2009-2013 ABPNI - Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil. Todos os direitos reservados.