Alberto Klar
Histórico Profissional

Alberto KlarMeu nome é Alberto Bernardo Klar, moro em São Paulo capital e sou professor da cadeira de natação, atividades aquáticas, vivencias aquáticas e condicionamento aquático na FMU. Tenho uma empresa WA com gestão em atividade física e respondo pela coordenação dos cursos de pós-graduação em atividades aquáticas da FMU e UGF.

Iniciei minha carreira de professor de natação aos 16 anos (1969) ministrando aulas de natação no Bonsucesso Futebol Clube (Rio de Janeiro). Trabalhei a partir do ano de 1970 no Olaria Atlético Clube (aula e treino) até o ano de 1974 onde ingressei no Clube de Regatas Vasco da Gama por três meses (treino de natação) sendo convidado a iniciar o trabalho no Clube de Regatas do Flamengo (treino de natação). Durante minha estada no Flamengo, pude ministrar aula de natação na Sociedade Hípica Brasileira.

Minha prática era baseada nas informações de meus técnicos. Jamais tive uma iniciação pedagógica para ministrar aula. Tudo o que fazia, baseava-se em o que via dos meus treinadores e imaginava realizando com as crianças.

O método (se é que posso chamar assim) consistia em:

  • Propulsão das pernas na borda;
  • Propulsão das pernas com a prancha (madeira);
  • Respiração geral (rosto para baixo e para cima soltando o ar pela boca e nariz);
  • Realizar a propulsão das pernas e respiração com a prancha;
  • Braçada alternada de pé;
  • Braçada alternada com respiração geral e propulsão das pernas;
  • Iniciação da respiração específica (lateral);
  • Realização do nado crawl completo.

Após este estágio, é que iniciava os outros nados pela sequencia: (costas, peito e borboleta).

Não havia música, porém tenho a recordação de utilizar a figura de personagens infantis para a realização da propulsão das pernas a fim de variar a forma de entendimento das crianças. Elas faziam o mesmo exercício, porém como era um personagem diferente a cada aula, realizavam a propulsão como se fosse à primeira vez.

Utilizava também a estratégia de vir de bermuda para a piscina e dependendo da cor da meia que calçava com o tênis, as aulas seriam mais suaves ou mais fortes quanto ao número de repetições. A expectativa que isto criava era fantástica nas crianças.

Desde esta época tinha a convicção da utilização da fantasia para o ensino da natação para crianças.

Pude notar da importância que elas, mesmo naquela época, davam a figura do professor e consequentemente a vinculação delas a nossa forma de ser.

Quanto mais o professor era dedicado mais os pais tinham tranquilidade em deixar seus filhos nas aulas de natação.

Nos dias atuais, refletindo o que se passou, vejo que faria tudo igual, apenas com mais estratégias lúdico educativas.

(Há seis meses, tive o prazer de me comunicar com uma dessas alunas do Olaria Atlético Clube e recebi a informação de ter sido as nossas aulas um fator fundamental para a vida que escolheram, a disciplina pela área profissional, etc.)

Alberto Bernardo Klar

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